quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Números do Twitter em 2009


Apesar dos diversos casos de Realidade Aumentada em 2009, não dá para negar que o grande assunto do ano, na publicidade, foi o Twitter. O dito microblog com funções de mensageiro instantâneo se tornou, com destaque para o ano que passou e seu antecessor, o melhor canal para se estabelecer contato e criar vínculo com os consumidores.

Dentre suas funções, além da já citada acima, o rede social ainda foi usada para divulgar promoções, formar e afirmar o posicionamento de marcas e para humanização de algumas empresas, em casos que um funcionário tuitava com seu próprio nome e foto, mas ligado ao nome da instituição.

Em números, já em fevereiro de 2009, foi divulgada uma pesquisa da Nielsen que constatou um crescimento da plataforma de 1382%, indiscutivelmente a maior dentre seus concorrentes. Este crescimento fez o site pular da 22ª posição,no ranking das redes sociais mais visitadas, para 3º lugar, só atrás do Facebook, que bateu o My Space também neste mesmo período. (Lista completa e maiores detalhes - http://pontomidia.com.br/raquel/arquivos/ranking_dos_sites_de_redes_sociais.html)
Em Junho, outra pesquisa, dessa vez pela Sysomos Inc, apontou alguns dados interessantes:

  • 72,5% de todos os utilizadores aderiram durante os primeiros cinco meses de 2009,
  • 85,3% de todos os usuários do Twitter postam menos que um update/dia,
  • 21% dos usuários nunca sequer fizeram uma publicação,
  • 93,6% dos twitteiros têm menos de 100 seguidores,
  • 5% dos usuários representam 75% de toda a atividade do sistema
  • Nova Iorque é o local que tem o maior número de twitteiros, seguido por Los Angeles, Toronto, São Francisco e Boston. Detroit foi o local que mais teve adesões durante os primeiros cinco meses de 2009,
  • Mais de 50% de todas as atualizações são feitas a partir de ferramentas/programas. O TweetDeck é a alternativa mais popular, alcançando 19,7% das pessoas,
  • 53% do universo Twitter é representado por mulheres e 47% por homens,
  • O Brasil é o quinto país no ranking de usuários.

Em se tratando de Brasil, o Ibope/NetRatings publicou em março de 2009 uma pesquisa com as principais redes sociais no país. Apesar da baixa participação, o Twitter estava em ascenção. Os números são baseados na audiência de 25,5 milhões de internautas brasileiros:
  • 1 - Orkut: 71,2%
  • 2 - Sonico: 6,8%
  • 3 - MySpace: 4,4%
  • 4 - Via6: 4,4%
  • 5 - Facebook: 3,6% (agora tem tradução PT)
  • 6 - Multiply: 3,1%
  • 7 - Twitter: 2,7% (crescendo)
  • 8 - Hi5: 2,6%
  • 9 - Habbo: 2,5%
  • 10 - Ning: 2,1%

Mas nem tudo são boas notícias. Foi diagnosticado também que, apesar do vertiginoso crescimento, o Twitter é também a plataforma com maior porcentagem de evasão. Cerca de 60% dos usuários não retorna ao serviço depois de utilizá-lo pela primeira vez.
Para controlar isso, o próprio site implantou o sistema de notificações automáticas, na qual o usuário é alertado no caso de atualizações de seus seguidores, e a volta do "botão" de Retweet, para facilitar a transmissão de informação sem ocupar os 140 caracteres da plataforma (Maiores informações - http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/04/29/twitter-tem-taxa-de-desistencia-de-60-diz-estudo-755493773.asp).

Outra novidade foi o anúncio de que a plataforma seria monetizada. Mas, ao invés de usar a forma tradicional de publicidade na internet, o site aproveitará seu status empresarial e trabalhará em cima de pacotes que serão oferecidos à empresas. Um possível serviço já foi divulgado, o Contributors, que trará maior autenticidade para a empresa que deseja conversar com seus clientes, além de facilitar o gerenciamento destes (mais detalhes no link abaixo). Outro fator que pode ter influenciado esta escolha é que o número de pessoas que utilizam a própria página do Twitter para postar tem diminuído bastante, o que tornaria banners e links ineficazes. Até agora, maiores detalhes não foram divulgados, mas tudo indica que tais serviços já estarão disponíveis em 2010 (Outras informações - http://pontomidia.com.br/raquel/arquivos/monetizacao_do_twitter.html;http://readwriteweb.com.br/2009/12/17/novos-recursos-do-twitter-rumo-a-monetizacao/).

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP