quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Explorando as características e defeitos do meio.

Além da normal dificuldade de criar conteúdo interessante de acordo com o desejo do cliente, descobrir qual o meio de comunicação mais adequado a esse conteúdo dentre outros fatores, o publicitário ainda tem que driblar as limitações do meio para qual vai criar.
Por exemplo, no caso da mídia exterior, os fatores climáticos influenciam na durabilidade da peça ali presente. Além deste, ainda há a baixa qualidade de impressão no jornal, a "lombada" que separa as páginas de uma revista, o alto grau de dispersão de atenção na TV, a "liberdade de expressão" da internet, assim como seus diversos públicos em horários diferentes e outros tantos desafios a serem resolvidos.
Porém, essas dificuldades podem se tornar aliadas em determinadas situações. Para divulgar o veículo Audi A2, que possui carroceria de alumínio, foi montado um painel de lata com o modelo do carro feito em alumínio. Com o passar do tempo, a lata enferrujou e somente o desenho do carro permaneceu.

Audi A2 - Painel


Outro exemplo interessante de uso dessas "falhas" dos meios foi o do Refrigerante Diet Pepsi, que usou a "lombada" das páginas da revista para emagrecer a modelo, ampliando, através do meio, a mensagem transmitida.

Diet Pepsi - Revista


Há casos onde também são explorados características do meio, sendo estas não necessariamente falhas. Buscando mais uma vez passar o conceito de "emagrecer", o Guaraná Antárctica utilizou a parte externa da lombada de uma revista, com a frase "Faça como as modelos do Morumbi Fashion: Fique Fininha assim. Beba Guaraná Antárctica Diet", mais uma vez potencializando a mensagem através do meio escolhido.

Guaraná Antárctica - Revista


Outra campanha interessante foi a da S.O.S Mata Atlântica, em mídia exterior, onde buscou-se mostrar o tamanho da devastação na Floresta. Para isso, deixou-se uma imensa área do suporte descoberto, somente uma pequena área no canto do outdoor continha a mensagem "Proporcionalmente, é isso que resta da Mata Atlântica".

S.O.S Mata Atlântica - Outdoor


Neste mesmo meio, foi criado uma peça para a Smart Brabus e posta em uma ponte na Alemanha. O interessante da peça era que a ponte se abria e a mensagem era transmitida.

Smart Brabus - Outdoor



Como outro exemplo, o vídeo da EA Games já mostrado neste blog, em resposta ao "Jesus Shot", é mais uma forma de como se pode transformar uma possível situação adversa em uma saída impressionante. Embora existam barreiras, os bons profissionais encontrarão uma forma de usá-las de maneira favorável, conseguindo um resultado de expressão maior do que em situações comuns.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP