quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Falando um pouco sobre o novo consumidor.

As mudanças no comportamento de compra dos indivíduos os transformaram em um "novo consumidor". Essa mudança de comportamento, característica da sociedade pós-moderna, desenvolveu-se ao longo dos anos passados e veio se consolidar com a chegada da internet, já no início da década de 1990. Por isso, torna-se um certo exagero atribuir, majoritariamente, tais mudanças à mídia digital, pois a vontade de se expressar é inata do ser humano e a internet serviu apenas como um veículo de informação e transmissão.
Entender mais as mudanças que aconteceram ao longo do século XX podem clarear pontos obscuros sobre como esse comportamento surgiu, assim como suas consequências sobre o marketing. Uma boa explicação encontra-se nesse slide:



A rejeição de valores de massificados são cada vez mais comuns. A maior parte das pessoas já se pegou dizendo que não gostava mais de algo porque "todo mundo gosta". Com isso, nasce uma busca por uma construção de identidade, intimamente ligada ao valor agregado às marcas, o que torna a segmentação de mercados indispensável. O consumo mais racional também está cada vez mais presente nos hábitos do consumidor. Devido à enorme gama de informação dispota, as pessoas buscam produtos que proporionem uma melhor relação de custo/benefício, de acordo com seu poder de compra. As mudanças também alcançam a comunicação. A mídia de massa já não tem tanta forma como outrora, e a interação com o consumidor torna-se mais essencial a cada dia.
Embora tantas mudanças tenham acontecido, é certo que muitas outras ainda estão por acontecer. Valores e hábitos estão sempre se alternando na opinião do consumidor, assim como o avanço tecnológico sempre "apresenta" uma forma mais eficaz de atingir clientes.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP