sábado, 7 de novembro de 2009

O Futuro é agora.

Acho interessante ver os filmes das décadas passadas que mostravam viagens no tempo e carros voadores já no início do Século XXI. Bom, ninguém sabe como serão os anos que estão por vir, mas com certeza a tecnologia atual reflete um pouco da ficção de outrora.
Possibilitando uma maior interação entre homem e máquina, a Realidade Aumentada é a grande aposta do momento. Embasada na captação de movimetos do usuário, a Realidade Ampliada busca usar todo o ambiente como espaço para interação, onde cada gesto é assimilado e produz uma resposta da máquina.
Um dos exemplos de maior repecussão talvez seja o do Project Natal, desenvolvido pela Microsoft. Através de um sensor de movimento e audio, o "programa" Milo interage com o usuário desenvolvendo uma conversa normal, como se vê no vídeo abaixo:





Nesse ramo tecnológico, a empresa portuguesa YDreams vem desenvolvendo um fantástico trabalho desde 2000. Fundada por pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a empresa, ainda situada no Campus, já desenvolveu diversas campanhas envolvendo Realidade Aumentada e outras tecnologias. Alguns exemplos estão em vídeos abaixo:





Com um consumidor cada vez mais integrado aos meios digitais, essa saída parece ser a mais eficaz para atingi-lo, já que os meios de comunicação tradicionais não têm mais tanta força como anteriomente, principalmente perante o público jovem. É esperar para ver quais serão os impactos provocados com o lançamento do Project Natal, uma vez que seus criadores já anunciaram a possibilidade de ir além dos games. Definitivamente, algumas coisas que apareciam nas ficções oitentistas já não são mais futuros, são o agora.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP